Perguntas frequentes

A hipnose é uma ferramenta terapêutica de aplicação restrita a médicos ou psicólogos?


Não, qualquer profissional que comprovadamente tenha feito cursos na área está habilitado a atuar com a hipnoterapia. Não existem cursos de graduação reconhecidos pelo MEC para se tornar um profissional da hipnoterapia. Entretanto, é possível se especializar com cursos livres de hipnose. Como médicos, psicólogos, dentistas e outros profissionais não aprendem hipnose ou hipnoterapia na faculdade, estes devem igualmente buscar estes cursos livres para se capacitar. Por essa razão, independente da formação acadêmica do profissional, é altamente recomendável buscar por profissionais com uma boa formação técnica e experiência comprovada na área.




Psicoterapia é uma atividade exclusiva de psicólogos?


Não, psicoterapia não é uma atividade exclusiva de psicólogos. Essa informação inclusive consta no site do Conselho Federal de Psicologia: https://site.cfp.org.br/contato/psicoterapia/.




Devo interromper o acompanhamento com meu psicólogo para realizar a hipnoterapia?


Não, ambas as terapias visam melhorar o seu bem-estar. São práticas complementares e não concorrem entre si. Inclusive, frequentemente recebo pacientes que foram encaminhados por seus psicólogos.




Hipnoterapeutas podem receitar medicamentos?


Hipnoterapeutas não podem receitar qualquer tipo de medicamento. Exceção feita aos hipnoterapeutas que sejam médicos.




O que acontecerá comigo durante a hipnose?


Durante a hipnose você permanece acordado, consciente, ouvindo tudo, pensando normalmente, lembrando-se de tudo, conseguirá se mexer e abrir os olhos quando quiser. Você não faz nada contra vontade durante a hipnose e não há perigo de "não voltar" da hipnose. Você estará conversando comigo durante todo o processo de hipnoterapia. Em suma, hipnose não tem nada a ver com perder a consciência. Isso é mito!




A hipnoterapia substitui o tratamento médico?


Não, em hipótese alguma.




Um hipnoterapeuta pode dar garantias de resultados?


Nenhum profissional ético, seja da área médica ou da psicologia, pode prometer "cura" ou dar garantias de resultados aos seus pacientes. Com um hipnoterapeuta não é diferente. Profissionais que garantam "cura" aos pacientes podem inclusive serem enquadrados no crime de curanderismo (Art. 284 do Código Penal - Decreto Lei 2848/40).




Por que suas consultas e sessões de hipnoterapia são gravadas?


Todas as consultas e sessões de hipnoterapia que realizo são gravadas. Apesar de toda divulgação recente, a hipnose ainda é envolta em muitos mitos (por exemplo, de que o paciente ficará inconsciente durante a hipnose), o que deixa muitas pessoas inseguras. A gravação visa trazer mais segurança e tranquilidade para os pacientes e terapeuta. Todas as gravações são mantidas em segurança e no mais absoluto sigilo.




Você aceita planos de saúde?


Não.




Quais as formas de pagamento?


Atendimentos presenciais: dinheiro, cartão de débito e cartão de crédito (consulta em 1x e terapias em até 10x sem juros dependendo do valor da terapia). Atendimentos online: transferência bancária.




Quanto custa as sessões de hipnoterapia?


Existe uma infinidade de abordagens terapêuticas que podem ser usadas em hipnose, cada uma exigindo tempo e esforço diferentes e, portanto, valores diferentes. Somente após avaliá-lo(a) consigo dizer qual a abordagem mais adequada para o seu caso. Assuntos financeiros referentes à hipnoterapia são tratados exclusivamente na consulta de avaliação.




Qual o intervalo entre as sessões de hipnoterapia?


Não existe um tempo pré-determinado e que seja igual para todo mundo. Isso é analisado na consulta de avaliação.




Posso ficar com uma cópia da gravação?


Como trabalho com abordagens terapêuticas que são patenteadas (algumas inclusive com ISO 9001), eu não obtenho os direitos autorais para distribuir as cópias das gravações.




Será que sou hipnotizável?


Todas pessoas são hipnotizáveis. Basta seguir simples instruções e desejar acessar esse estado. Hipnose é algo simples. Entramos em hipnose cotidianamente, por exemplo, quando assistimos a um filme. Mesmo sabendo que se trata apenas de um filme, onde são apenas atores interpretando, nos envolvemos tanto com a imaginação que nos emocionamos (choramos, ficamos tensos ou felizes) como se fosse uma situação real. Essa é uma boa alusão à hipnose.




Qual técnica você utiliza?


Trabalho com um processo certificado ISO 9001 que integra várias abordagens terapêuticas aliadas à hipnose. Na maioria dos casos, faço uso da "regressão à causa", que tem por objetivo voltar na causa do problema e trabalhá-lo na raiz.




De quantas sessões precisarei?


Na maioria dos casos, trabalho de 1 a 3 sessões.




Os resultados são duradouros?


Uma vez que objetivamos atuar na causa do problema, os resultados tendem a ser definitivos e os benefícios da terapia sentidos pouco tempo após a sessão.




Quero realizar a hipnoterapia. O que preciso fazer?


Isso ocorre em duas etapas: 1º Etapa: Agendar a consulta de avaliação: Na consulta será analisado se seu caso é tratável com hipnose, explicarei o processo de hipnoterapia avançada com o qual trabalho, sanarei todas as suas dúvidas e avaliarei sua disposição para a mudança. A consulta de avaliação tem duração média de 50 minutos e custa R$300,00. Este valor pode ser pago à vista em dinheiro, transferência bancária, cartão de débito ou em 1x no crédito. Não trabalhamos com planos de saúde. 2º Etapa: Realizar a sessão de hipnoterapia: Após passar pela consulta de avaliação, você estará apto(a) a agendar a data da sua sessão de hipnoterapia. As sessões de hipnoterapia podem ser realizadas presencialmente (em Goiânia-GO) ou online. O valor do seu tratamento só será definido após a realização da consulta, porque é nela que será estabelecida a estratégia terapêutica que será utilizada. Assuntos financeiros referentes à hipnoterapia são tratados EXCLUSIVAMENTE na consulta. O tratamento com hipnoterapia pode ser parcelado em até 10x sem juros no cartão de crédito, a depender do valor final do tratamento. Não trabalhamos com planos de saúde.




Posso realizar a consulta de avaliação e a hipnoterapia no mesmo dia?


Comumente, estas sessões são agendadas em dias diferentes. Ainda, é necessário que você se mostre atualmente apto(a) a passar pela hipnoterapia.




Devo parar com minhas medicações para passar pela hipnoterapia?


De modo algum! Você deve continuar tomando suas medicações conforme a recomendação do seu médico. Interromper ou alterar as doses de suas medicações sem o consentimento médico pode ocasionar riscos à saúde.




Hipnoterapia é tudo igual?


Não! Assim como há uma grande variabilidade nos processos terapêuticos utilizados na hipnoterapia, a qualificação dos profissionais hipnoterapeutas também é extremamente variável. Existe uma infinidade de abordagens terapeuticas que podem ser utilizadas na hipnoterapia, cada uma com suas peculiaridades.




O que é hipnose?


Existem várias definições para a hipnose, indo das mais científicas (que envolvem a hiperestimulação de certas regiões cerebrais) até as mais filosóficas/conceituais (envolvendo o incosciente). Uma definição bem didática da hipnose é: hipnose é atravessar a faculdade crítica da mente consciente e estabelecer no inconsciente um pensamento ou emoção aceitável.




Existe diferença entre a eficácia da hipnoterapia online e presencial?


Não! A hipnoterapia online tem exatamente a mesma eficácia que a hipnoterapia realizada presencialmente. Todas as técnicas que são utilizadas presencialmente podem ser utilizadas com a mesma facilidade na sessão online como, por exemplo, a técnica de "regressão à causa".




Moro fora de Goiânia mas prefiro realizar a hipnoterapia presencial. O que devo fazer?


Uma prática muito comum dos pacientes que moram fora de Goiânia é realizar a consulta de avaliação online e a sessão de hipnoterapia presencialmente. Porém, pode-se realizar ambas presencialmente se preferir. Basta agendar um horário previamente.




Quais as idades mínimas e máximas para se submeter à hipnoterapia?


Não existe uma idade mínima e máxima pré-estabelecida. A condição é que o paciente consiga seguir instruções.




Desejo que uma pessoa se trate com hipnoterapia, mas essa pessoa não aceita. É possível fazer ela passar pelo processo contra a vontade?


De modo algum! Primeiro, é impossível fazer alguém entrar em hipnose ou passar por um processo psicoterapêutico contra a vontade. Segundo, e mais importante, isso seria absolutamente antiético. O sujeito deve querer se tratar e se engajar no tratamento.




Hipnose ou hipnoterapia têm alguma ligação com algo espiritual ou esotérico?


Definitivamente, não! Hipnose e hipnoterapia não tem nada de espiritual, diabólico, metafísico, esotérico ou coisa que o valha. A hipnose envolve um processo neurofisiológico já conhecido pela ciência, assim como muitos de seus benefícios são comprovados cientificamente.




Quais os conselhos federais que reconhecem a hipnose como ferramenta terapêutica?


Os conselhos federais de medicina, psicologia, odontologia, enfermagem, fisioterapia e terapia ocupacioanal.