Dr. Diogo Soares
Hipnoterapia Avançada
Existem várias definições para a hipnose, indo das mais científicas (que envolvem a hiperestimulação de certas regiões cerebrais) até as mais filosóficas/conceituais (envolvendo o incosciente). Uma definição bem didática da hipnose é: hipnose é atravessar a faculdade crítica da mente consciente e estabelecer no inconsciente um pensamento ou emoção aceitável.
Todas pessoas são hipnotizáveis. Basta seguir simples instruções e desejar acessar esse estado. Hipnose é algo simples. Entramos em hipnose cotidianamente, por exemplo, quando assistimos a um filme. Mesmo sabendo que se trata apenas de um filme, onde são apenas atores interpretando, nos envolvemos tanto com a imaginação que nos emocionamos (choramos, ficamos tensos ou felizes) como se fosse uma situação real. Essa é uma boa alusão à hipnose.
Durante a hipnose você permanece acordado, consciente, ouvindo tudo, pensando normalmente, lembrando-se de tudo, conseguirá se mexer e abrir os olhos quando quiser. Você não faz nada contra vontade durante a hipnose e não há perigo de "não voltar" da hipnose. Você estará conversando comigo durante todo o processo de hipnoterapia. Em suma, hipnose não tem nada a ver com perder a consciência. Isso é mito!
Não, qualquer profissional que comprovadamente tenha feito cursos na área está habilitado a atuar com a hipnoterapia. Não existem cursos de graduação reconhecidos pelo MEC para se tornar um profissional da hipnoterapia. Entretanto, é possível se especializar com cursos livres de hipnose. Como médicos, psicólogos, dentistas e outros profissionais não aprendem hipnose ou hipnoterapia na faculdade, estes devem igualmente buscar estes cursos livres para se capacitar.
Por essa razão, independente da formação acadêmica do profissional, é altamente recomendável buscar por profissionais com uma boa formação técnica e experiência comprovada na área.
Não, psicoterapia não é uma atividade exclusiva de psicólogos. Essa informação inclusive consta no site do Conselho Federal de Psicologia: https://site.cfp.org.br/contato/psicoterapia/.
Não, ambas as terapias visam melhorar o seu bem-estar. São práticas complementares e não concorrem entre si. Inclusive, frequentemente recebo pacientes que foram encaminhados por seus psicólogos.
Não, em hipótese alguma.
De modo algum! Você deve continuar tomando suas medicações conforme a recomendação do seu médico. Interromper ou alterar as doses de suas medicações sem o consentimento médico pode ocasionar riscos à saúde.
Hipnoterapeutas não podem receitar qualquer tipo de medicamento. Exceção feita aos hipnoterapeutas que sejam médicos.
Os conselhos federais de medicina, psicologia, odontologia, enfermagem, fisioterapia e terapia ocupacioanal.
Definitivamente, não! Hipnose e hipnoterapia não tem nada de espiritual, diabólico, metafísico, esotérico ou coisa que o valha. A hipnose envolve um processo neurofisiológico já conhecido pela ciência, assim como muitos de seus benefícios são comprovados cientificamente.
Não existe uma idade mínima e máxima pré-estabelecida. A condição é que o paciente consiga seguir instruções.
De modo algum! Primeiro, é impossível fazer alguém entrar em hipnose ou passar por um processo psicoterapêutico contra a vontade. Segundo, e mais importante, isso seria absolutamente antiético. O sujeito deve querer se tratar e se engajar no tratamento.
Nenhum profissional ético, seja da área médica ou da psicologia, pode prometer "cura" ou dar garantias de resultados aos seus pacientes. Com um hipnoterapeuta não é diferente. Profissionais que garantam "cura" aos pacientes podem inclusive serem enquadrados no crime de curanderismo (Art. 284 do Código Penal - Decreto Lei 2848/40).
Todas as consultas e sessões de hipnoterapia que realizo são gravadas. Apesar de toda divulgação recente, a hipnose ainda é envolta em muitos mitos (por exemplo, de que o paciente ficará inconsciente durante a hipnose), o que deixa muitas pessoas inseguras. A gravação visa trazer mais segurança e tranquilidade para os pacientes e terapeuta. Todas as gravações são mantidas em segurança e no mais absoluto sigilo.
Como trabalho com abordagens terapêuticas que são patenteadas (algumas inclusive com ISO 9001), eu não obtenho os direitos autorais para distribuir as cópias das gravações.
Não! Assim como há uma grande variabilidade nos processos terapêuticos utilizados na hipnoterapia, a qualificação dos profissionais hipnoterapeutas também é extremamente variável. Existe uma infinidade de abordagens terapeuticas que podem ser utilizadas na hipnoterapia, cada uma com suas peculiaridades.
Trabalho com um processo certificado ISO 9001 que inclui várias abordagens terapêuticas aliadas à hipnose. Na maioria dos casos, faço uso da "regressão à causa", que tem por objetivo voltar na causa do problema e trabalhá-lo na raiz.
Uma vez que objetivamos atuar na causa do problema, os resultados tendem a ser definitivos e os benefícios da terapia sentidos pouco tempo após a sessão.
Na maioria dos casos, trabalho de 1 a 2 sessões.
Não existe um tempo pré-determinado e que seja igual para todo mundo. Isso é analisado na consulta de avaliação.
Isso ocorre em duas etapas:
1º Etapa: Agendar a consulta de avaliação: Na consulta será analisado se seu caso é tratável com hipnose, explicarei o processo de hipnoterapia avançada com o qual trabalho, sanarei todas as suas dúvidas e avaliarei sua disposição para a mudança. A consulta de avaliação custa R$300,00. Este valor pode ser pago à vista por meio de transferência bancária ou PIX. Não trabalhamos com planos de saúde.
2º Etapa: Realizar a sessão de hipnoterapia: Após passar pela consulta de avaliação, você estará apto(a) a agendar a data da sua sessão de hipnoterapia. As sessões de hipnoterapia podem ser realizadas presencialmente em Goiânia-GO ou na modalidade online. O valor do seu tratamento só será definido após a realização da consulta, porque é nela que será estabelecida a estratégia terapêutica que será utilizada. Assuntos financeiros referentes à hipnoterapia são tratados EXCLUSIVAMENTE na consulta. O tratamento com hipnoterapia pode ser parcelado em até 12x sem juros no cartão de crédito, a depender do valor final do tratamento.
Não trabalhamos com planos de saúde.
Não! A hipnoterapia online tem exatamente a mesma eficácia que a hipnoterapia realizada presencialmente. Todas as técnicas que são utilizadas presencialmente podem ser utilizadas com a mesma facilidade na sessão online como, por exemplo, a técnica de "regressão à causa".
Comumente, estas sessões são agendadas em dias diferentes. Ainda, é necessário que você se mostre atualmente apto(a) a passar pela hipnoterapia.
Existe uma infinidade de abordagens terapêuticas que podem ser usadas em hipnose, cada uma exigindo tempo e esforço diferentes e, portanto, valores diferentes. Somente após avaliá-lo(a) consigo dizer qual a abordagem mais adequada para o seu caso. Assuntos financeiros referentes à hipnoterapia são tratados exclusivamente na consulta de avaliação.
Consultas de avaliação: PIX ou transferência bancária.
Sessões de hipnoterapia: PIX, transferência bancária ou cartão de crédito (em até 12x sem juros, a depender do valor final do tratamento).
Não.
Uma prática muito comum dos pacientes que moram fora de Goiânia-GO é realizar a consulta de avaliação online e a sessão de hipnoterapia presencialmente. Porém, pode-se realizar ambas presencialmente em Goiânia, se preferir. Basta agendar um horário previamente.